31 de maio de 2017

Os Crimes ABC, de Agatha Christie

Título: Os Crimes ABC
Autor (a): Agatha Christie 
Editora: Record
N° de páginas: 272
Classificação:★,5

✏ Sinopse: Ao receber uma carta desafiando-o a solucionar um crime iminente, Hercule Poirot sabe que talvez aquilo seja apenas uma brincadeira de mau gosto, mas ainda assim teme pelo pior. E ele tem razão: na data e no local indicados, o assassinato de fato acontece, e ele recorre ao capitão Hastings e ao inspetor-chefe Japp para juntos investigarem o caso. As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar com a chegada de uma nova carta e a ocorrência de um novo homicídio: o remetente identifica-se apenas como ABC, e as vítimas parecem seguir uma rígida ordem alfabética – Alice Ascher em Andover, Betty Barnard em Bexhill... Mas como Poirot pode capturar esse serial killer, quando seus alvos possuem tão pouco em comum?

E afinal, se as células cinzentas não são exercitadas por nós, criam ferrugem, meu caro.

Poirot recebe uma carta misteriosa, enviada por um desconhecido ABC. Após isso, uma série de assassinatos é cometida e em todas as cenas do crime, o guia ABC estava presente, aberto na página da cidade onde o mesmo ocorreu. Poirot e Hastings possuem mais uma vez um caso complexo nas mãos, agora com um serial killer que está à solta e deixando toda a Inglaterra em pânico. 

- Isso é apenas o começo – murmurou Hercule Poirot.

Os Crimes ABC é um livro ótimo; assim como nos outros que li da autora, a leitura prende e nos instiga; gosto da dupla criada por ela, Poirot e Hastings. Nesse livro vemos o detetive sendo desafiado, uma coisa que eu acho super legal (me lembrou muito um episódio da série Sherlock!). Mostra que ele é um personagem que também pode errar, não somente acertar em todas as ocasiões. 

Gostei bastante do fato de a história não possuir somente os relatos de Hastings, mas também capítulos que não fazem parte de sua narrativa, fazendo com que assim o leitor possa desfrutar de umas cenas extras e interessantes.

A autora constrói uma história interligada, uma teia de fatos e sucessivos acontecimentos muito interessante, mas Poirot não conseguiu me convencer totalmente com o final. Não consegui sentir todas as perguntas respondidas com a explicação, assim como o fato de o verdadeiro criminoso parecer ter sido selecionado depois, como se quisesse, de repente, mudar o rumo da história.

Essa foi a única coisa que não gostei tanto no livro. O resto, amei. O estilo do caso, o envolvimento com o guia ABC, que deu um tom de suspense e deixou uma interrogação durante a história. A leitura fluiu bem, como em todos os outros livros que li da autora. Já estou ansiosa para ler o próximo! Esse foi mais um livro lido do projeto #AgathaChristieTEL, iniciado pela Dani, do instagram @resenhasdealgodao

ACOMPANHE O BLOG
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com

Obrigada por tudo, pessoal!
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário