17 de novembro de 2016

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
N° de páginas: 336
Classificação:


✏ Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.


"- Não há nada peculiar em mim. Sou a pessoa mais comum que você vai conhecer.
             - Duvido muito disso - retrucou ela "

Jacob, desde criança, ouvia histórias contadas por seu avô, Abe Portman, sobre o orfanato que ele frequentou, a diretora e as crianças que lá moravam. O mais interessante - e um pouco assustador para ele - era o fato de todos possuírem alguma peculiaridade e Alma Peregrine (diretora) se transformar em uma ave. Enquanto criança, o neto acreditava no avô, olhava as fotografias antigas e imaginava todo aquele mundo diferente e fora dos padrões. Mas isso foi se perdendo com o passar dos anos e, na adolescência, não mais acreditava nas histórias contadas.

Um certo dia, seu avô acaba sendo morto por uma criatura assustadora que possuía tentáculos saindo pela boca. O estranho foi que seu amigo não viu nada, somente ele conseguiu enxergar a criatura. Com seus pais achando que é somente coisa de sua cabeça, Jacob acaba ficando cada vez mais só e com saudade de Abe. 

Mas tudo muda quando recebe de presente de aniversário um livro que era de seu avô, com uma carta. E decide ir para uma ilha, com o intuito de encontrar o orfanato (ou o que sobrou dele). Entretanto, ao chegar no local previsto, só avista ruínas do que poderia ter sido a antiga moradia do Sr. Portman. Mas algo diz a Jacob que eles ainda estão vivos. E é a partir daí que vamos acompanhando o garoto em sua procura, suas aventuras e descobertas no país de Gales.

"(...) Era como se a constância da vida deles ali, os dias sem mudanças, aquele verão perpétuo e imortal, tivesse prendido suas emoções como fizera com seus corpos, selando-os em juventude como Peter Pan e seus Meninos Perdidos."

Crianças peculiares: uma garota que levita (Olive), um garoto invisível (Millard), uma menina que pode controlar o fogo (Emma)... são alguns exemplos das crianças peculiares. Acólitos e etéreos são os inimigos que terão de ser combatidos. Aventura. Fantasia. Fendas do tempo. A história é um mix super legal, que ainda conta com várias imagens de colecionadores para ilustrá-la e complementá-la. Bom, eu gostei bastante da leitura, não achei cansativa e consegui me sentir imersa nesse mundo criado por Riggs.

Por conta dos estudos, fiquei um mês sem abrir o livro, mas quando o fiz, toda a história voltou muito clara na minha mente e terminei a leitura muito rápido. Não espere muita ação logo de imediato. Temos de início toda a introdução da história, da convivência de neto e avô, a morte dele e depois os fatos sendo descobertos por Jacob - e por nós, leitores, também.

Só acabei achando algumas partes um pouquinho forçadas, mas nada que me impediu de dizer que vale a pena a leitura. Já aviso para você que olha para a capa e acha que é um livro de terror: não é. Creio que se forem ler o livro sem expectativas muito altas, conseguirão aproveitar mais a história (que, pelo jeito, é bem diferente do filme). 

Dois dos meus personagens preferidos foram Millard e, claro, a Srta. Peregrine! A peculiaridade que mais gostei foi a da Emma! No geral, foi uma leitura satisfatória e me deixou bem ansiosa para ler o segundo livro - Cidade dos Etéreos. Sobre a diagramação dos livros dessa série: MUITO linda! Estou doida para comprar o primeiro em capa dura - que foi lançado recentemente pela Intrínseca -, o último (Biblioteca das Almas) e o livro de Contos Peculiares 😍


Acompanhe o blog:
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com
Obrigada por tudo, pessoal!
Beijos

2 comentários:

  1. Oie, Karen!
    Amei as fotos do seu post!

    Menina, te confesso que achei que era de terror no início, hahaha. As imagens são meio assustadoras, hein?!
    Mas adorei a sua opinião. Acho que todo livro, por melhor que seja, tem um pedacinho forçado e chatinho, né? O importante é o conjunto.
    Vou querer na minha estante tbm! Quem sabe na Black Friday o primeiro em capa dura esteja com um preço bom! :D

    Bjocas e ótima resenha!
    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andresa! Tem umas imagens bem esquisitas e diferentes mesmo!!! Fico feliz que tenha gostado, vale a pela a leitura! Espero que o segundo livro seja ainda melhor!
      Grande beijo, obrigada <3

      Excluir