21 de novembro de 2016

O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie

Título: O Misterioso Caso de Styles
Autor: Agatha Christie
Editora: Record
N° de páginas: 160
Classificação:


✏ Sinopse: O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família.


"A imaginação é um ótimo servo e um péssimo mestre. A explicação mais simples é sempre a correta."


Arthur Hastings vai à propriedade de Styles, em Essex, Inglaterra, visitar o amigo John Cavendish. O que ele não esperava era "presenciar" a morte tão misteriosa da Sra. Inglethorp, uma aristocrata inglesa, que é encontrada morta em seu quarto - trancado. Desejando solucionar o caso, ele chama seu fiel amigo Hercule Poirot, um detetive renomado e muito bom no que faz. O que antes era dado como uma morte natural, acaba virando um suposto assassinato por envenenamento, o que muda totalmente a situação e traz à tona vários suspeitos. Quem poderia se beneficiar da grande fortuna? Quem poderia ter acesso ao veneno? 

Esse foi o primeiro livro que li da Agatha Christie. Depois de algumas obras do Conan Doyle, fiquei desejando ler mais do gênero e como alguns já haviam me indicado a Agatha e os livros eram muito bem avaliados, decide ler. Acabei pegando o primeiro livro publicado, para ver como tudo começou.

De cara já senti uma familiaridade de Arthur com John Watson, de Sherlock. Ele nos conta toda a história e possui um amigo detetive (Poirot), assim como Watson (Sherlock). Gostei muito da escrita da autora, que me prendeu do início ao fim. A descrição ajudou muito na construção das cenas e me vi lendo e me sentindo parte da história. Gostei bastante dos personagens, da forma como foram inseridos na história, que me fez duvidar de tudo e de todos.

Uma coisa que gostei muito na narrativa foi o fato de eu ter imaginado o assassino e, no decorrer da história, Poirot me fazer mudar de opinião - umas duas vezes. Acabou que no final a minha primeira intuição não estava totalmente errada. Algumas - poucas - vezes o excesso de pistas me deixou confusa, mas não foi nada que me fez gostar menos da história ou curtir menos a leitura.

O livro é pequeno, 160 páginas, e a leitura é super rápida e agradável. Já adicionei vários outros livros da autora na minha lista e espero conseguir ler em breve!

ACOMPANHE O BLOG
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com

Obrigada por tudo, pessoal!
Beijos 

2 comentários:

  1. Oi Karen. Gosto muito da Agatha. Uma curiosidade que acho bastante interessante (e engraçada) é que ela e Conan Doyle disputavam público. Uma vez, ouvi dizer que ela já chegou a ironizar Sherlock Holmes em algumas histórias. Quando presenciei isso pela primeira vez (em Assassinato no Campo de Golfe, se não me engano), achei muito engraçado. Faz tempo que não leio Agatha. O Misterioso Caso de Styles será o próximo, com certeza. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sabia que eles disputavam público haha Uma curiosidade engraçada mesmo, os dois possuíam grande talento!
      Espero poder ler as outras obras dela em breve. O Misterioso Caso de Styles está mais que recomendado :)

      Muito obrigada!

      Excluir