12 de outubro de 2016

Tentador, de Ruby Lace e Lola Salgado

Título: Tentador
Autoras: Ruby Lace e Lola Salgado
Editora: Independente
N° de páginas: 220
Classificação:★,5 


✏ Sinopse: "Tentador: adj. O que experimenta, provoca, desperta desejo." Prestes a completar 40 anos, Adriana decide correr atrás dos sonhos que nunca teve oportunidade e nem coragem de realizar na juventude. Seguindo o conselho do terapeuta, cria uma lista com metas, dentre elas, inscrever-se nas aulas de Jiu-Jitsu. No entanto, o que ela menos esperava era se sentir atraída pelo professor e, embora tente impedir, o desejo entre os dois é inevitável. O grande problema, porém, é o fato de Bernardo ter idade para ser seu filho, além do segredo guardado por ela, capaz de abalar essa relação.


"Você não deveria se importar com o que outras pessoas pensam, ou então nunca será verdadeiramente feliz."

Adriana não está feliz com seu relacionamento e o casamento está por um fio: Henrique viaja muito a trabalho, chegando a ficar mês fora de casa. Se sentindo cada vez mais sozinha e carente da convivência a dois, o sentimento - que antes não era tão forte - acaba esfriando ainda mais. Do outro lado, Henrique não consegue enxergar esse distanciamento cada vez maior do casal e não age para melhorar a situação.

Conversando com seu terapeutra, Adriana acaba recebendo o conselho de desenvolver uma lista com metas a serem cumpridas antes de seu aniversário de 40 anos - que está próximo. Animada com essa perspectiva, ela começa a fazer várias anotações, entre elas, iniciar aulas de Jiu Jitsu. E é nesse meio tempo que acaba conhecendo o professor, Bernardo.

Bernardo é professor há muitos anos, mora com os pais e é aquele tipo de cara que possui todas as mulheres aos seus pés - algo que, na opinião dele, já está se tornando chato. E é aí que Adriana entra em sua vida e a vira de cabeça pra baixo, mas de um modo bom. No decorrer da leitura vamos acompanhando esses personagens lutando pela busca da felicidade.

"Lembre-se sempre, nós somos os responsáveis por realizar nossos desejos. A possibilidade de fazer isso é o que torna nossas vidas tão interessantes. Nunca deixe de sonhar, mas não se esqueça de trabalhar para virar realidade."

"Tentador" foi uma leitura rápida, gostosa e fugiu um pouco do padrão, adicionando à história fatos que se encaixaram muito bem e que mostram realidades atuais: infelicidade no casamento, abuso sexual, traição, etc.

Podemos perceber um olhar crítico da sociedade em relação à idade da personagem Adriana. Na história, ela tem 39 anos e acaba se relacionando com um homem anos mais novo do que ela. A dificuldade de aceitação por parte de alguns personagens mostra como ainda temos uma resistência a isso na nossa sociedade.

Outro fato retratado é o abuso sexual. Adriana sofre o abuso quando ainda é bem nova e isso acaba gerando como consequência um trauma, por isso a presença do terapeuta na história. E isso é algo que vem acontecendo com muita frequência atualmente e conseguimos perceber o quão ruim e marcante foi na vida da personagem, assim como acontece com muitas mulheres no mundo inteiro - algo lastimável.

Conseguimos perceber desde o começo da história a relação entre marido e mulher se esvaindo, duas pessoas que agem como se fossem dois amigos se distanciando, mas se aproximando do inevitável: o término do relacionamento de muitos anos. 

A história vai alternando entre os pontos de vista de Adriana e Bernardo. Isso não atrapalhou em nada, pelo contrário, fez com que a leitura ficasse ainda melhor. 

Gostei dos personagens, da história que não se limita ao romance e a fatos repetitivos. Bernardo me lembrou uma mistura de personagens que li em outros livros e eu amei o resultado! Gostei muito de acompanhar essa jornada de Adriana e o final acabou me surpreendendo de uma forma muito positiva! Gostei muito da escrita da Ruby e da Lola e "Tentador" é mais um nacional que eu super recomendo!

"Diante de tantas diferenças e dificuldades, o amor sempre dá um jeitinho de nos arrebatar, tirando-nos dos eixos para então nos alinharmos."

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS


Lola Salgado — Autora de O Advogado 

Ruby Lace — Autora de Desejo.com

Acompanhe o blog:
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário