24 de julho de 2016

Legend, de Marie Lu

Título: Legend (Livro 1)
Autor (a): Marie Lu
Editora: Rocco
N° de páginas: 256
Classificação:★,5


✏ Sinopse: Trilogia distópica que vem conquistando os fãs de Jogos Vorazes e Divergente, a série Legend é ambientada na República, instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados Unidos, e conta a história de June, uma garota de 15 anos nascida numa família de elite e que possui impressionantes habilidades militares, e Day, um garoto pobre considerado o criminoso mais procurado do país. Quando o irmão de June é assassinado, os caminhos desses dois jovens de origens distantes se cruzam, dando início a uma trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.

"(...) Porque Day? - Porque cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro."
A Costa Oeste dos Estados Unidos deu lugar à República, que vive constantemente enviando seus soldados para o front, por estar em guerra com seus vizinhos, as Colônias. Todos os jovens, ao completar seus 10 anos de idade, são submetidos a uma Prova, que possui pontuação máxima de 1.500 pontos. Ao ser reprovado, o jovem é levado a campos de trabalho da República. Ou pelo menos era o que se imaginava.

Nessa história conhecemos June Iparis, considerada uma garota prodígio, de apenas 15 anos. Nascida em uma família de elite, conseguiu pontuar 1.500 e entrou para uma das melhores universidades, se destacando com notas altíssimas e uma grande capacidade de percepção das coisas. Sua família consiste somente em seu irmão, Metias - capitão Iparis -, pois seus pais haviam morrido em um trágico acidente de carro.

Do outro lado, na parte mais pobre do Lake, conhecemos Day, um jovem de 15 anos e o delinquente mais procurado de toda a República, por inúmeros delitos. Com uma família sem condições e que acredita que ele está morto (menos seu irmão, John), ele se vê com medo quando percebe um imenso X do lado de fora de sua casa. Essa marcação indica que, na residência, alguém possui a praga (uma doença contagiosa e suspeita) e o garoto tenta de tudo para conseguir a cura para um de seus irmãos.

O destino trata-se de juntar esses dois jovens quando Metias acaba morrendo e o principal suspeito pela morte passa a ser Day, relacionando o crime a uma de suas fugas. June passa por testes e depois começa a ocupar o antigo posto de capitão do seu irmão, indo à procura de Day.

E se tudo que você acredita for mentira? A verdade se tornará lenda.

Livro cheio de reviravoltas, com um cenário e uma situação bem desenvolvida pela autora e personagens, apesar de jovens, muito fortes. O ponto negativo que eu encontrei no livro foi o fato de que pouco se sabe sobre os personagens secundários, como a Comandante Jameson e o soldado Thomas e o fato de que June é... perfeita. Bonita demais, inteligente demais, esperta demais.

Em contrapartida, achei um ponto bem interessante o livro mostrar a jovem em um posto tão alto, no meio de tantos homens, comandando, dando ordens, mostrando a força feminina, o que vale também para a comandante Jameson (mesmo com o fato de eu não ter gostado dela e nem do trabalho que eles fazem).

O livro possui o romance de praxe, mas a ação se sobressai a isso. Isso me fez gostar ainda mais da história, não ficamos com enrolação, tudo isso acontece de forma rápida, mesmo sendo em mais de uma parte. No começo do livro, não gostava de Day e mesmo tendo gostado de June no decorrer da leitura, acabei ficando do lado dele. 

Depois de terminar a leitura de Legend que me dei conta de como estava com saudade de ler algo desse gênero, com esse mundo ficticio e toda essa ação. A história é contada do ponto de vista de Day e de June, o que faz com que a leitura fique mais dinâmica e seja bem rápida! Adorei a escrita da Marie Lu e já vou correndo ler o segundo livro, pois quero saber mais sobre esse mundo que acabou me conquistando ♥

Acompanhe a Editora Rocco:
Acompanhe o blog:
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário