19 de junho de 2015

[Resenha] A Lista

 Título: A Lista
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 384
     Classificação:     
            
 Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Kitty é uma jornalista de 32 anos que crescera no condado de Carlow, na Irlanda e que mudou-se para Dublin após o ensino médio, para cursar a universidade e desde então mora por lá. Trabalha para a revista Etcetera, e chegou a aparecer na televisão, no auge de sua carreira, no programa Thirty Minutes, mas foi uma experiência horrível. Kitty havia revelado algo muito ruim sobre o professor de educação física Colin Maguire. E o que foi mostrado a milhares de telespectadores era mentira. 

Ela simplesmente havia prejudicado muito a vida pessoal e profissional de Colin. E isso fez com que todos a odiassem, sua carreira foi muito afetada por isso. Todo dia que ela chegava em casa, tinha algo na frente de sua porta, como por exemplo ofensas, sujeira, o que já estava incomodando o dono do prédio no qual ela morava. E lá era o único lugar que Kitty achara por um preço que podia pagar. 

Ela tinha uma grande amizade com a fundadora da revista Etcetera, Constance. Mas sua amiga estava muito mal, no hospital, com câncer. Era uma pessoa boa, que exercia o seu trabalho perfeitamente. Um dia, no qual Kitty havia ido ao hospital, Constance pedira para que ela pegasse no seu escritório, dentro de seu armário, um envelope. E disse ainda que lhe contaria qual era o objetivo dela em relação ao que estava dentro dele. E quando Kitty estava indo ao hospital para mostrá-la e para saber sobre o que se tratava, ansiosa, Bob, marido de Constance, liga para ela e diz que sua esposa havia falecido. Foi um grande choque para ela. 

A responsabilidade daquilo que sua amiga queria muito ficou em suas mãos. Ela abriu o envelope e dentro dele havia somente uma lista, com cem nomes. Nada mais que isso. Nenhuma informação, nenhuma pista. Kitty teria que pesquisar sobre os nomes. Ela teria de descobrir o que Constance queria dizer com eles. Então, começou a procurar nas listas telefônicas e a telefonar para os supostos nomes. Mas, claro, muitos daqueles que constavam lá não eram os da lista. Haviam vários nomes repetidos. E aí ela percebeu que seria mais difícil do que imaginara. Além disso, as acusações contra ela não paravam e, para "melhorar" ainda mais, seu namorado havia ido embora. Quem havia percebido isso era seu amigo, Steve, porque a máquina de café dele não estava mais lá.

Ele percebera antes de Kitty. Seu namorado havia simplesmente pego as coisas e saído de casa. Ela ficara sem ninguém. Quer dizer, somente umas amizades permaneciam, como a de Steve, mas ela precisaria de muito mais apoio. E de pessoas acreditando nela. Acreditando no seu potencial. Porque ela era capaz e todos, uma hora, saberiam disso. Ela continuou sua busca pelas pessoas, tentando encontrar o vínculo que havia entre elas e pensando em sua amiga. Para a surpresa da jornalista, encontrou uma lista telefônica no escritório de Constance. E lá estavam os nomes destacados, os verdadeiros. Seu sonho seria realizado e Kitty faria parte disso.

Sobre o livro: Capa e diagramação bem caprichadas. Gostei bastante da edição. 
A história me conquistou. Mesmo que durante a leitura eu tenha ficado um pouco desanimada, achando que não ia acontecer muita coisa legal, que chamasse minha atenção (o que aconteceu muiiito pouco), o livro me surpreendeu de uma forma bem positiva. O final me emocionou e gostei bastante da escrita da Cecelia. Foi o primeiro livro que li dela e já estou ansiosa para começar "P.S. Eu Te Amo", que tenho por aqui há um tempo, mas ainda não li. 
Livro recomendado!
E vocês, já leram algum livro da Cecelia?
Acompanhe a Editora Novo Conceito:
Acompanhe o blog:
Beijos ♥

4 comentários:

  1. Não conhecia a autora, gostei do livro!!

    bjoo
    http://www.blogandocomadeni.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Denilze! Foi o primeiro livro que li dela e já quero outros. O livro é uma óootima leitura!

      Excluir
  2. Primeiro que li dela e acabei me identificando bastante com a personagem, sabe me emocionei bastante porquê entedia o que ela estava sentindo...
    Quero muito ler outros livros dela e espero gostar tanto quanto desse, que apesar de não ter uma história com muitas coisas surpreendentes acabou me fazendo ver algumas coisas de maneira diferente. <3

    Beijooooos Karen! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Amanda!
      Foi o primeiro livro que li dela também. Gostei bastante e já quero ler mais!!!
      Beijos <3

      Excluir