14 de março de 2015

[Resenha] Jogos Vorazes

 Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de páginas:
Classificação: ♥♥♥♥
 Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Panem era o que antes se chamava América do Norte. 13 distritos. Mas o décimo terceiro foi destruído por conta de uma antiga rebelião. E depois disso, criou-se os terríveis Jogos Vorazes, que consistia em um "jogo" de vida ou morte, onde os tributos - como são chamados os participantes - lutam para sobreviver, sendo que somente um deles sai vivo da arena. 

Cada distrito tem um ramo em que é especializado. Por exemplo: no 12, o carvão. No 4, a pesca. E tudo que é produzido vai para a Capital, onde reside o controlador e poderoso presidente Snow.

Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos, moradora do distrito 12. Após a morte do pai em uma explosão na mina de carvão do local, quando tinha somente 11 anos, ela passou a sustentar a família (ela, sua mãe e sua irmã mais nova, Prim). Ela sai para caçar com seu arco e flecha e também para trocar coisas ou a própria caça por objetos ou comida, em um lugar denominado pelos moradores de "prego".
Ela também conta com a ajuda de um grande amigo de infância, Gale, com quem divide suas tardes e quem faz companhia a ela nas caçadas.

Todo ano acontece uma “festividade” denominada Colheita, em que todos devem comparecer à praça e dois nomes, um feminino e um masculino (de cada distrito), são sorteados, a fim de que cada um dos 24 selecionados lute por sua sobrevivência nos Jogos Vorazes. 

Katniss tinha mais chance de ser a escolhida dentre as moças, pois seu nome estava várias vezes repetido (por causa de suprimentos dados às famílias que quisessem e, como troca, o nome seria colocado mais vezes e a cada ano aumentava significativamente a quantidade). O representante masculino sorteado do distrito 12 fora Peeta Melark. Mas o tributo feminino, para a surpresa de Katniss, não tinha sido ela mesma. Nas mãos de Effie Trinket estava um bilhete escrito Primrose Everdeen. Era a sua irmã, de apenas 12 anos de idade. 

Para Prim não participar dos Jogos, Katniss se oferece como voluntária. Ela e Peeta terão que lutar até a morte e somente um tributo sairá vivo da arena. Mas há um porém. E vocês terão que descobri-lo lendo o livro! 

Opinião sobre o livro: Eu estava muito ansiosa para ler Jogos Vorazes e finalmente tive a oportunidade. Já havia assistido aos dois primeiros filmes há anos atrás, então não atrapalhou na leitura, até porque o livro é muito mais rico em detalhes e cenas (mas eu amei os filmes!). 
A história criada por Suzanne Collins me prendeu a cada virada de página! Os personagens, as descrições, o local, o esquema dos Jogos, eu achei tudo muito bem desenvolvido. As capas são lindas, mesmo não sendo muito elaboradas. Elas tem tudo a ver com o conteúdo dos livros. 
Eu achei que a leitura fluiu muito facilmente comigo. Indico o livro a todos!
E vocês, também não gostam do presidente Snow? :P
Acompanhe o blog:

Beijos ♥

12 comentários:

  1. Eu adoro esse livro, mas não gostei tanto do filme. É livro sobre revolução, sobre luta política, reforma política e acho isso o máximo. Estava assistindo a Esperança parte 1 e percebi o quanto eles amadureceram essa história. Vale a pena ler.

    Também odeio o Snow, meh.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anne! Eu gostei do filme, ainda mais de A Esperança - Parte 1. O tema da trilogia é muito bom!
      Hehe ele é terrível!
      Beijos

      Excluir
  2. Fiquei curiosa agora, não assisti o filme...

    ::Blog Gothic Owl::
    http://gothicowl.blogspot.com.br/2015/03/10-dicas-legais-para-tatuagens-de-gatos.html

    ResponderExcluir
  3. Só gostei do primeiro livro =(. Em chamas foi meio parado e em A esperança eu queria dar uns tapas na Katniss hauahuaua. É muito interessante analisar as opiniões dos autores pelas suas distopias. Tem muitas similaridades entre elas, como o tordo em Jogos vorazes e 1984, do Orwell.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sil! Sério? Que pena!
      O primeiro livro foi o meu preferido, mas eu também gostei dos outros dois.
      Beijos <3

      Excluir
  4. Oiee Karen!!!
    Adoreiii a resenha!!! Eu ainda não li o livro, mas assistir o filme e simplesmente ameii Hahahahaha
    Bem, a história te prende do inicio ao fim!!! E isto é ótimo XD

    Beijos!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Erika!
      Se se interessou pelo filme, então leia o livro!
      Prende sim e isso é um ponto forte durante a leitura :D
      Beijos <3

      Excluir
  5. Acho que sou a única pessoa na blogsfera que não leu essa trilogia!
    Adorei sua resenha! Super empolgante!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rízia! Leia, vai adorar!
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Beiijos

      Excluir
  6. Oie Karen,
    Já faz um tempo que li e resenhei Jogos Vorazes e acabei pondo várias outras leituras antes de Em Chamas, mas vou ver se leio ele logo, logo. Eu também adorei tanto o livro quantos os filmes eles foram muito bem adaptados, diferente de você eu não acho as capas da trilogia bonitas, acho elas bem feinhas para ser sincero, por mais que elas se encaixem perfeitamente no que o texto trata.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alisson! Tire Em Chamas do fundo da prateleira e leia! Espero que goste tanto quanto eu :D
      Ah, eu gosto bastante das capas, principalmente da preta!
      Abraço

      Excluir