21 de março de 2015

[Resenha] Em Chamas

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de páginas: 416
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

"Em Chamas" é o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes.
Após Katniss e Peeta terem vencido os Jogos (até então seria somente um vencedor) a partir de uma ação que se tornou ofensiva para a Capital, e principalmente para o presidente Snow, os distritos começam a se rebelar contra a elaboração dos Jogos Vorazes.

Para acalmar os distritos, os dois vencedores encenam um suposto romance entre eles, que para Peeta era mais do que real, ele a amava. O que significava muito para ele, para Katniss não era muito além do fingimento (pelo menos no início). Mas eles teriam que fazer muito mais para convencer o presidente, como encenar um casamento que não iria acontecer, por causa do Massacre Quaternário.  

O Massacre Quaternário acontecia de 25 em 25 anos, então na 75ª edição dos Jogos, ele se inicia. Só que uma coisa é novidade: todos os tributos vencedores, dos 12 distritos, teriam de participar. Só sobraria um. Somente um vencedor dentre os 24 tributos.

Mas, não é uma edição qualquer. A arena é mais elaborada, há mais banho de sangue e mais riscos a correr. Sair vivo de lá exigiria não somente força física, mas também o uso da mente e das estratégias. E mais uma vez Katniss quebra as regras e inicia uma chama que irá se alastrar rapidamente por todo o país.

Opinião sobre o livro: Eu gostei bastante do segundo livro. A ideia do Massacre Quaternário não o tornou enjoativo, pelo menos para mim. Ver os tributos lutando, mas de uma forma diferente, conhecer mais personagens, acho que tudo isso contribuiu. A leitura fluiu facilmente, mas não tanto quando o primeiro livro.
Uma coisa que continua como no primeiro: Katniss dando esperanças a Gale. Tadinho, gente!
Livro recomendado.

Acompanhe o blog:

Beijos ♥

5 comentários:

  1. Apesar de ter gostado mais do primeiro assim como você, Em Chamas tem um espaço reservado também em minha preferencia. A história não se perde e as surpresas rolam a cada capítulo. Gostei bastante. Parabéns pela resenha :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Carlos Magno!
      Em Chamas revela muitas surpresas e acontecimentos no desenrolar da história. Isso é bom, pois não fica algo muito previsível. Obrigada!

      Excluir
  2. Eu gostei muito de "Em Chamas" e para mim foi um ponto forte o acréscimo de personagens fortes como o Finnick e a Johanna.
    E tadinho do Gale :(

    Beijão
    Blog: Dei um Jeito // Sorteio de Marcadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os personagens novos foram mesmo um ponto forte nesse livro. Tadinho mesmo :(
      Beijoos

      Excluir