25 de fevereiro de 2015

[Resenha] Cartas a Amélia

Título: Cartas a Amélia
Autor: Pedro Costi
Editora: Novo Século
N° de páginas: 173
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: Não te abisma, Amélia, a impotência humana de admirar o mundo? Ao iniciar uma viagem que busca descobrir o Ao iniciar uma viagem que busca descobrir o mundo e a si mesmo, Pierre relata através de cartas destinadas a sua amada Amélia, um profundo questionamento filosófico sobre a vida, o ser e alma humana. Poesia, amor, tristeza, solidão e todos os sentimentos que permeiam o espírito são aludidos e inquiridos com extrema sensibilidade. Cartas a Amélia promete proporcionar ao leitor um verdadeiro mergulho filosófico à essência humana, que busca sanar indagações e trazer acalanto à alma.
Pierre é um poeta que vaga pelas ruas sem destino. Aliás, o seu destino e sua razão são Amélia, sua amada. Entre cartas de amor destinadas a ela e que contam sobre sua partida de trem para "lugam nenhum" e também outras viagens sem lugares definidos na França, suas estadias, ele conta à sua amada sobre tudo que ele encontra no caminho, cada lugar que ele conhecia, as novas pessoas, os novos amigos. E questiona sobre os nossos atos, sobre a vida e sai em busca de si mesmo.
Em sua primeira viagem, ele conhece Sofia, uma senhora muito gentil, que acaba virando sua amiga e uma lembrança, quando parte e deixa um carta, juntamente com um cachecol. Ele conhece também Francis, Leon, um músico, que tinha uma voz linda. Outras pessoas também cruzaram o seu caminho durante esse tempo e complementaram a sua escrita para a querida Amélia e a sua vida.

"Não te abisma, Amélia, a impotência humana de admirar o mundo?"

Mais um livro nacional lido! Estou gostando cada vez mais da escrita dos autores brasileiros. De um jeito poético e usando o "tu" (escrita diferente), Pedro Costi me conquistou desde as primeiras páginas do livro. 
Os capítulos são divididos em dias e todos eles são cartas, para Amélia, escritas em seu precioso caderno. O livro é leve, a leitura é rápida e é um daqueles que podem ser lidos em um dia. Achei a capa linda e a história desse poeta, também.
Recomendo a leitura a todos!
Acompanhe o blog:
Beijos ♥

4 comentários:

  1. Fiquei muito interessada pelo livro,
    pois adoro a introspecção,
    a busca meu seu próprio mundo!!!!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Elyane! O livro é ótimo, você vai adorar!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Cartas para mim? Ué, ainda não recebi, haha.

    Gostei da sinopse, mas não sou muito fã de ter um mergulho filosófico, rs. Adoro quando os capítulos são diferentes e esse é dividido nas cartas *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Amélia! rsrs
      Então, o livro não tem muuito desse "mergulho filosófico". É uma coisa mais poética, sabe?
      Os capítulos são divididos em dias :)

      Excluir