29 de janeiro de 2015

[Resenha] O Hobbit

Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
N° de páginas: 328
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

O Sr. Bilbo Bolseiro é um Hobbit (seres de boa paz, muito pequenos,  menores que os anões)  simpático que vive em uma toca bem confortável, com boa comida e tranquilidade. Até que um dia ele recebeu a visita do mago Gandalf, que lhe fez o convite para embarcar em uma aventura junto com ele e mais 13 anões. Sr Bolseiro recusou e disse que preferia ficar quietinho em sua casa, e lhe fez o convite para voltar em sua casa no dia seguinte, para um chá.

No dia seguinte, porém, quem tocou a campainha não foi Gandalf, mas sim vários anões, que foram entrando em sua casa sem dar explicações. Quando ele já estava sem esperanças, aparece o mago com mais anões, dentre eles Thorin, o mais importante dentre os que estavam lá. Insistem tanto para que o Hobbit fosse com eles nessa aventura, disseram que ele era o "ladrão" e que foi escolhido por Gandalf. Até que ele aceita, liberando os extintos de seus antepassados tûk, aventureiros, mas ao mesmo tempo um pouco medroso e acomodado.

Gandalf, Thorin Escudo de Carvalho, Bilbo Bolseiro, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Fili, Kili, Bombur, bifur, Bofur, Dwalin e Balin saem em busca de um mesmo objetivo: derrotar Smaug, o dragão, e pegar o tesouro. Todos passam por mal bucados, mas conseguem escapar. 
Bilbo descobre um anel em seu bolso e acaba descobrindo também que ele pertencia a Gollum, a quem teve que fazer um jogo de adivinhas, para tentar sair vivo do lugar onde estava. O anel, não sabia ele, tinha um poder especial. Foi só quando ele entrou em seu dedo e Bilbo conseguiu escapar, que ele percebeu o que o artefato fazia realmente. A partir daí, ele consegue fugir dos Orcs, criaturas que viviam nas montanhas, e voltar para o seu grupo.

Aventura, dificuldades (falta de comida, transporte), fantasia, demonstração de coragem, lutas contra seres da floresta, um grande caminhada. Tudo isso em um livro, que posso dizer que já entrou para a lista dos meus preferidos. 

Foi o primeiro livro que li do Tolkien. Já havia visto muitos comentários positivos sobre O Hobbit e não é para pouco. Eu adorei a escrita do autor e o modo como a história se desenrola (sempre bem detalhada, uma das coisas que gosto muito), prendendo a nossa atenção. 
No começo do livro há um mapa e o autor o explica, informando detalhes (isso antes de realmente começar a história). Há também várias imagens dentro dele que nos ajudam a imaginar os lugares da melhor forma e apreciar melhor a história. A capa é linda, o interior do livro também e eu não resisti e tirei algumas fotos :)
Eu indico o livro a todos, mas principalmente a aqueles que ainda não leram nenhuma obra do Tolkien e ainda não apreciaram sua escrita. 

E vocês já leram O Hobbit?

Acompanhe o blog:
Beijos ♥

13 comentários:

  1. Olá Karen!! Adoreii a resenha!! As fotos do livro ficaram lindas lindas e lindas :D
    Quando comecei a ler a sua resenha me veio o filme todo pela cabeça Hahahaha (Assistir só a metade)
    O filme O Hobbit, não me agradou muito...Acho que com o livro seria diferente, pois a narrativa iria me prender mais :3
    Abraços!

    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Erika! Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado das fotos *-*
      Eu não assisti ao filme ainda, mas creio que o livro deve ser melhor. É bem detalhado e a leitura me prendeu. Espero que goste :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Karen!
    Ando com muita vontade de ler O Hobbit, já que assisti o último filme e adorei. Porém o chato é que já sei muitas coisas do final :/ Masok. Ótima dica!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sofia! Por isso que é bom ler o livro antes de assistir :/ .. mas, lê assim mesmo. Vai adorar!
      Beijos :)

      Excluir
  3. Oi Karen,

    Sou louca para ler esse livro, já vi muitas resenhas positivas, e estava para comprar ele esses dias, acredita que acabei escolhendo outro, mas ainda vou criar vergonha e vou ler haha Adorei a resenha

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luana! Compra ele sim, boa leitura e espero que goste :)
      Obrigada! :D
      Beijos

      Excluir
  4. Está ficando difícil escolher uma foto favorita, as suas melhoram a cada dia <3. Eu também adorei o hobbit, principalmente pelo Bilbo e pelo Gollum, porque fiquei emocionada por conhecer o "my preciousss" ahahah. Quero ler O senhor dos anéis logo, logo.
    Beijos, Kah!
    fatflyingpig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sil! Ah, que isso rs <3
      Hehe os dois são simpáticos. Quero muito ler também!
      Beijos :D

      Excluir
  5. Que lindo o post.
    adorei seu blog. Fofo demais *--*

    escritasdeinvernoo.blogspot.com :)
    vai lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Pamela! Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado *-*
      Beijo

      Excluir
  6. Oie Karen!! Eu sou louco para ler um livro de Tolkien, mas morro de medo da leitura, assim como As Crônicas de Nárnia e As Cronicas de Gele e Fogo (tenho todos em minha estante), por serem livros muito detalhados e num mundo completamente diferente tenho medo de empacar na leitura e acabar atrasando as outras leituras que tenho a fazer mas vou me desafiar e tentar ler As Crônicas de Nárnia para então tentar ir para Tolkien.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alisson! Lê sim e depois começa esse do Tolkien. Acho que vai gostar, porque o livro é bem legal :)
      Abraço

      Excluir
  7. Que resenha legal! O Hobbit é meu livro de aventura favorito, adorei o universo criado por Tolkien e pretendo ler O senhor dos anéis também!

    Beijinhos, Hel.

    leiturasegatices.blogspot.com

    ResponderExcluir