8 de janeiro de 2015

[Resenha] Deixe A Inglaterra Tremer

Título: Deixe A Inglaterra Tremer
Autor: Sávio Lopes
Editora: Novo Século
N° de páginas: 215
Classificação: ♥♥♥♥
Eu ganhei esse livro já faz um tempinho e somente essa semana tirei ele da minha "estante". Foi a minha primeira leitura do ano de 2015 e posso dizer que já comecei o ano bem! :)

Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar.
A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a capa, simples e linda! Já faz um bom tempo que coloquei em minha cabeça que um dia irei para Inglaterra, então coisas relacionadas à Terra da Rainha sempre me interessam. O título do livro me deixou bem curiosa e depois que comecei a ler, vi que as minhas expectativas sobre ele só foram se confirmando a cada página que eu lia.

O Sávio Lopes, autor do livro, conta nele sobre sua ida à Londres, sobre sua estadia de 4 meses por lá, que na época foi para estudar. Ele conta no livro que ficou hospedado na casa de Sandra, uma elegante mulher, muito simpática e  acabou conhecendo também e gostando de sua cadelinha Pan. Um garoto italiano, chamado Matteo, também estava hospedado por lá e ele se tornou uma ótima companhia durante aquele tempo. Sandra morava em Brockley, um lugar cheio de casas vitorianas e com alguns pubs, o que chamou a atenção de Sávio. Durante os quatro meses, ele ficou estudando no Athenaeus e conheceu pessoas de vários lugares do mundo. Até brasileiros, como Laura e o Luiz, que acabaram virando amigos dele.

Com isso, podemos acompanhar a rotina de um brasileiro (do meu território, MG) em um país até então desconhecido pelos olhos dele. A convivência com novas pessoas, estar sozinho em meio a tantas etnias, tantas culturas diferentes, não é nada fácil. Bom, pelo menos na maioria das vezes não. Fiquei me imaginando no lugar dele... acho que eu ficaria bem insegura com o meu inglês e com muita vergonha (sou dessas). Fico imaginando também como deve ter sido dificil conviver com a mulher do cabelo de Samambaia (ele diz no livro que ela era irritante).

Estar em uma casa diferente, com pessoas totalmente diferentes deve ser bem estranho no começo. Mas pelo meu ver, a família que recebeu o Sávio era bem simpática e isso já ajuda bastante. Com os relatos dele nós vamos conhecendo um pouco mais de Londres, dos cantos que ele passou, da comida (o autor é bem detalhista no livro, o que eu gosto bastante), das amizades que ele fez, e isso aumentou muito a minha curiosidade de conhecer o lugar.

A leitura flui muito facilmente e a história é muito interessante. Comecei a ler e quando fui ver já estava na metade do livro. O Sávio fez um ótimo trabalho nesse livro e fico feliz de ter tido oportunidade de ler esse relato dele. São 215 páginas bem detalhadas e, no final do livro, há um índice de traduções livres das músicas citadas. Nessas últimas páginas, contém a tradução de cada verso que inicia cada capítulo do livro, o artista, a música e o álbum. Achei isso super interessante e diferente.
Recomendo o livro a todos!
 
Vocês também têm vontade de ir a Londres?

Acompanhe o blog:
Beijos ♥

14 comentários:

  1. oi Karen, adorei as fotos desse post! Que câmera vc usa pra fotografar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Isabela! Que bom que gostou :)
      Eu uso a Fujifilm, Finepix S2980 (as desse post, sem flash) e edito as fotos no PhotoScape, alterando brilho, etc.
      Beijos

      Excluir
  2. Ótima resenha! Já vi o livro na livraria, mas não parei para ler sinopse e consequentemente, acabei deixando lá. A sinopse me chamou bastante a atenção, a leitura desse livro parece ser deliciosa. Ah, como eu quero ir para Londres!

    Twee - http://ameliatwee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Amélia! Que bom que gostou da resenha. Sim, é uma ótima leitura. Ah, como eu quero também <3
      Beijinhos

      Excluir
  3. Londres, sonho da minha vida <33. O livro parece legal, mas não é meio sem enredo? Não fez muito sentido essa pergunta hauah. O que eu quis dizer foi: não é cansativo ler só sobre as experiências dele?
    A ideia da tradução das músicas é muito boa! Me dá uma raiva não ver nenhuma nota traduzindo os trechos (agora eu consigo enrolar o inglês, mas e o francês, alemão, polonês? Haushas)
    Beijos!
    fatflyingpig.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sil! Um dos meus sonhos também <3
      O negócio é que cada dia ele vivia uma experiência diferente por lá. Por isso não achei ele sem enredo. É verdade mesmo, aí vai ficando mais complicado hehe
      Beiijos :)

      Excluir
  4. Ah, Karen, você está procurando por outros parceiros para o blog?

    ResponderExcluir
  5. Oi Karen! *-*
    Amei a resenha e as suas fotos também! <3
    Acho que a Inglaterra deve ser linda, pelo que vejo na televisão ela parece ser muito encantadora, gostaria de viajar para Londres! Virar uma caçadora de Lobisomens ! hahaha :P

    Beijos e até logo!
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Amanda! Fico feliz que tenha gostado <3
      Londres deve ser maravilhosa, minha vontade de ir lá só aumenta cada dia mais! hehe
      Beijos :)

      Excluir
  6. Kareen, para tudo!
    Sou louca pra ler este livro <3 Acho a capa perfeita, a sinopse perfeita <3
    *0* amei sua resenha flor

    Beijooos
    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luana! A capa é linda mesmo! Espero que goste bastante dele também. Que bom que gostou da resenha :D
      Beiijos

      Excluir
  7. Ainda não tinha me deparado com esse livro! : o
    Simplesmente amei a temática e a sua descrição, Karen! Ainda é autor nacional, está ai mais um motivo pelo qual eu bato tanto na mesma tecla para darmos mais importância e valorizarmos nossos escritores nacionais! :) xx

    http://roteirodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tainá! Que bom que gostou! Essa é uma prova de que devemos valorizar mais a literatura nacional. A leitura é super interessante e o autor fez um ótimo trabalho!
      Beijos :)

      Excluir