18 de janeiro de 2015

[Resenha] Coraline

Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Nº de páginas: 160
Classificação: ♥♥♥♥

Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Coraline, de Neil Gaiman, mostra a força de vontade e a coragem de uma garotinha pequena, mas que não se deixa vencer por seus medos.

Coraline acabara de se mudar para uma casa grande, junto com seus pais. Um lugar diferente, com vizinhos que só falam o seu nome errado, mas que são no geral, legais. Ela às vezes se sentia entediada e seus pais inventavam algo para ela fazer, para mantê-la ocupada. Até que um dia sua mãe lhe mostrou uma porta que fazia parte da casa. A chave girava e a porta abria, mas em seu interior havia somente uma parede de tijolos.

Depois disso, Coraline resolveu voltar lá, abriu a porta e, ao invés de uma parede sem graça de tijolos, havia um corredor escuro que dava para algum outro lugar desconhecido. Ela, como uma exploradora nata, entrou no corredor e desceu as escadas, se deparando com duas figuras estranhas que diziam ser seus outros pais. Sua outra mãe tinha, não unhas, mas garras. No lugar de olhos, eles tinham botões negros e frios, que a fitavam a todo momento.

Ela, uma criança um pouco inocente, conversou com eles e lhes fez companhia à mesa, mal sabendo o que iria acontecer e o quão corajosa ela teria de ser para salvar aqueles que ela mais amava: seus pais. Não só eles, também outras três crianças, que ela não conhecia, mas que era a única que poderia salvá-las.

Do outro lado era tudo diferente: haviam brinquedos que pareciam ter vidas em seu quarto, um terreno estranho fora da casa que dava para o nada, luzes piscando e um gato simpático, que acabou se tornando um grande amigo e aliado de Coraline em sua grande busca para salvar seus amados pais.

"Então, olhou para cima e viu a expressão no rosto de sua outra mãe: um lampejo de raiva autêntica que atravessava seu rosto como um relâmpago de verão, e Coraline teve certeza em seu coração de que o que vira no espelho não passava de uma ilusão."
Esse é um daqueles livros que você começa a ler e quando vê, já está na metade. Gostei muito do modo como a leitura fluiu comigo, facilmente. A história é interessante, nós nos prendemos a esse mundo de Coraline e participamos juntos com ela em sua busca. Gostei da leitura e indico a vocês :)

E vocês, já leram Coraline?

Acompanhe o blog:
Beijos ♥

22 comentários:

  1. Depois que assisti o discurso "Make good art" do Neil Gaiman, fiquei com mais vontade ainda de mergulhar nas suas obras. Ainda não peguei Coraline porque achei que ia ficar com medo. Eu lembro que, quando o filme foi lançado, fiquei com pesadelos só de ver o trailer, imagina hahaha. Acho que vou dar outra chance depois da sua resenha hehe.
    Já falei que invejo a sua biblioteca? E Leopoldina parece tão lindinha (a Bruna Vieira também é daí, não?).
    Beijos!
    fatflyingpig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silvana! Pode ler Coraline sem medo, pois não é nada horrendo não rs
      Leopoldina é um lugar pequeno, se comparado com essas outras cidades, tipo Juiz de Fora. Mas é um bom lugar. Eu moro em um distrito da cidade. A Bruna é daqui sim, e a biblioteca é do Cefet, onde faço curso técnico, e tem bastante livro bom :D
      Beijos fofa :)

      Excluir
  2. Menina, que coincidência! Estava querendo saber mais informações sobre esse livro e acabo entrando no seu blog e vendo sua resenha. Bem, já me imagino gostando desse livro e toda sua fantasia. Aliás, adorei as imagens, o livro é lindo. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Wis! Que bom! Fico muito feliz que a resenha tenha te ajudado de alguma forma. O livro tem várias ilustrações legais por dentro :) que bom que gostou das imagens e da resenha, fofa.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Quero ler esse livro,amiga!
    gostei muito da sinopse, me deixou bem curiosa, esse estilo literário é atraente para mim!
    Sua resenha está ótima, muito objetiva e clara!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Elyane! Acho que vai gostar bastante, leia sim!
      Obrigada! :)
      Beijo

      Excluir
  4. Já fiquei com vontade de ler.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Isa! Leia sim, você vai gostar
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  5. Ainda não li mas parece ser muito legal, gostei dos quotes
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mandy! O livro é super legal, eu adorei a história.
      Beijos :)

      Excluir
  6. Olá,
    Eu sempre quis ler um livro desse autor, mas ainda não tive oportunidade. Essa obra me parece a forma perfeita de começar, se puder pretendo ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Inês! Já vai começar super bem! Coraline é um ótimo livro, você vai gostar.
      Beijos :)

      Excluir
  7. Que livro fofo! Deve ser lindinho!
    Gostei da resenha (:

    Bjos
    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila! O livro é lindinho mesmo. Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijos

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, parece ser suuuper interessante.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Steffany! É bem interessante mesmo. A história te prende e a leitura flui facilmente!
      Beijos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  9. Eu li esse livro à uns dois anos e sua resenha me fez recordar, a história é muito interessante e atrativa apesar de ter me dado um certo medinho haha! Agora fiquei com vontade de ler novamente :)
    Beijos!

    http://www.linesinbloom.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Janaina! Realmente, concordo com o que você disse em relação a história, mas não me deu medo não, rs.
      Beijos :)

      Excluir
  10. Ai meu pai, li essa resenha sofrendo, por que eu desejo ler esse livro há tanto tempo!!! E essa edição é bem trabalhada pelo o que eu vi nas imagens por dentro do livro, será que ainda a encontro em venda? :) xx

    http://roteirodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tainá! Leia ele, vai adorar! A edição contém vários desenhos, que antecipam cada capítulo do livro. Dei uma olhada e na Saraiva tem ela à venda! Espero ter ajudado :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Só assisti ao filme e amei. Sabia que tinha um livro, porém a versão que vi era um pouco mais infantil, nada parecido com o livro das fotos que você postou. Acho que vou procurar essa edição para ler. A premissa da história em si é boa e se a adaptação é boa, imagino que o livro seja melhor ainda. ^^

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não assisti a adaptação, mas creio que o livro seja melhor sim, além de ser mais detalhado :)
      Beijos

      Excluir